Exposição em Campos, RJ, marca a 9ª Primavera dos Museus até o dia 4 Programação faz parte da edição promovida pelo Ibram. Museu fica localizado na Praça São Salvador e funciona das 10h às 17h.

Até exposição “Entre Ossos e Urnas” fica até o próximo dia 4 no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A programação faz parte da 9ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura. O museu fica localizado na Praça São Salvador e funciona das 10h às 17h.
Ideia é resgatar a memória indígena dos primeiros habitantes da região, os índios Goitacá (Foto: César Ferreira/ Ascom)
A temática deste ano será “Museus e Memórias Indígenas”. A ideia é resgatar a memória indígena dos primeiros habitantes da região, os índios Goitacá, que será retratada por meio da exposição temporária com vestígios arqueológicos do passado.
A mostra é baseada no livro “Pesquisas Arqueológicas no Sítio do Caju”, dos autores Ondemar Dias e Jandira Neto, lançado na última Bienal do Livro, em 2014. Simultaneamente, acontece na recepção do Museu Histórico a exposição “Madeira em transformação”, do artista plástico Milton Santos, com esculturas de madeiras resgatadas das margens do Rio Paraíba do Sul.
Segundo a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, além das imagens das escavações no Sítio Arqueológico do Caju, os visitantes contarão com fragmentos de ossos e de urnas funerárias.
Os fragmentos expostos na mostra são parte dos achados no Sítio Arqueológico do Caju, localizado próximo ao cemitério do Caju, na Avenida XV de Novembro, às margens do Rio Paraíba do Sul, a 4Km do Centro da cidade.
Fonte: G1
Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes