Campinas: exposição homenageia artistas do Grupo Vanguarda

A exposição Cinco Amigos, que entra em cartaz nesta quarta-feira (17/1/2018), no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), é uma homenagem dos artistas plásticos Dimas Garcia, Márcio Rodrigues e Vanderlei Zalochi aos amigos Mario Bueno (1906-2001) e Thomaz Perina (1921-2009), integrantes do Grupo Vanguarda. A entrada é gratuita.


A mostra é composta por 80 pinturas em tinta acrílica e óleo sobre tela, além de uma escultura de grandes dimensões assinada por Márcio Rodrigues. Os trabalhos de Garcia, Rodrigues e Zalochi foram produzidos especialmente para a exposição, enquanto os de Bueno e Perina pertencem a coleções particulares e nunca foram exibidas ao público em geral.


A IDEIA

A ideia da exposição-homenagem surgiu porque, durante décadas, Garcia, Rodrigues e Zalochi se reuniram semanalmente com Bueno e Perina para conversar sobre cultura. Os dois artistas fizeram parte do Grupo Vanguarda, talvez o mais importante movimento surgido no cenário da arte contemporânea de Campinas entre as décadas de 1950 e 1960.

Além de Mario Bueno e Thomaz Perina, integraram o Grupo Vanguarda os seguintes artistas plásticos e agitadores: Bernardo Caro, Edoardo Belgrado, Enéas Dedecca, Francisco Biojone, Franco Sacchi, Geraldo de Souza, Geraldo Jürgensen, Maria Helena Motta Paes e Raul Porto. Vamos prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a arte produzida por aqui?

SERVIÇO

Exposição Cinco Amigos – Do Grupo Vanguarda à Contemporaneidade
Artistas: Dimas Garcia, Márcio Rodrigues, Vanderlei Zalochi, Mario Bueno e Thomaz Perina
Curadoria: Gilson Barreto
Produção artística: Ligia Testa
Abertura: 17 de Janeiro de 2018 (QUARTA-FEIRA), às 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” – Macc (Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas, SP, fone: 19 3236-4716) 
Visitação: De 18 de Janeiro a 4 de Março de 2018
Horário: Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 12h

Preço: Entrada gratuita
Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes