Memórias do Norte Fluminense preservadas na internet


Pracinha de São Francisco de Paula do antigo Sertão 

  Museuonlinesfi / Macabu: História & Memória / Quissamã Memória Viva
Moradores do Norte acharam na internet uma forma de não precisarem de estruturas de cimento para usar como museu
Dos nove municípios que compõem a mesorregião do Norte Fluminense, apenas três possuem museus para guardarem suas histórias: Campos, Macaé e São Fidélis. Com o objetivo de guardar e preservar memórias locais, moradores do Norte do Estado acharam na internet uma forma de não precisarem de estruturas de cimento para usar como museu, criando blogs e páginas nas redes sociais, disseminando cultura e compartilhando a historiografia de seus municípios.
Um dos municípios caçulas da região, emancipado em 1995, São Francisco de Itabapoana tem histórias e marcos desde a época em que fazia parte do Sertão de São João da Barra.
Na ausência de um museu físico, o professor e artista plástico são franciscano Uellington Soares criou um museu online com imagens da história de São Francisco, o Museuonlinesfi, mantido por ele e vários colaboradores desde 2015.
Segundo Uellington, o projeto começou ano passado, depois que ele percebeu que o blog O Barão da Tipity, idealizado em 2010 e ainda disponível, ficou com formato limitado para tanto material de pesquisa que vinha garimpando desde 2002. Assim, surgiu a necessidade de criar o Museuonlinesfi para que São Francisco tenha uma fonte de pesquisa no que diz respeito à cultura e sociedade. Hoje o blog conta com uma média de 3.000 a 7.000 acessos mensais.

“Todo povo possui a sua cultura, e a identidade de cada um está representada e estampada na sua cultura, que é tudo aquilo construído pelo ser humano e que inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento. Portanto, conhecer, valorizar e preservar a cultura regional são autoafirmações do que somos”, disse o professor, sobre a importância de se preservar a memória local.
Entre os materiais postados pelo Museuonlinesfi estão registros da época pré-emancipação, antigos carnavais, cidadãos ilustres e times de futebol da cidade. De acordo com o artista plástico, os itens mais importantes do acervo são os documentos relacionados ao Barão Kummer, fundador das Indústrias Tipity em Barra do Itabapoana
O pesquisador ressalta ainda a importância de seus colaboradores, que ajudam a atualizar o site. “O museu online é alimentado por mim e alguns colaboradores assessoram em pesquisa e construção textual como a saudosa Rose Belmont, que nos deixou em janeiro desse ano e era apaixonada pelo blog, além de Anna Maria Siqueira e Edinho Martins”, contou.

As primeiras postagens são pesquisas oriundas do trabalho de garimpagem de Uellington, e hoje o espaço é colaborativo, muitos mandam e-mail ou ligam informando sobre fotos e documentos de importância para o blog.
Ainda no Norte Fluminense, duas das cidades menos populosas da região, Conceição de Macabu e Quissamã, tem páginas no Facebook que compartilham documentos, imagens e histórias dos municípios, desde a época em que ambos eram distritos de Macaé.   
As páginas Macabu: História & Memória e Quissamã Memória Viva são fonte para pesquisadores e registram a passagem do tempo nessas cidades, tornando acessível a qualquer um as memórias locais.
Entre os grandes achados da página Macabu: História & Memória está um dos primeiros registros imagéticos da área que hoje é Macabu, uma foto datada entre 1883 e 1886, que retrata a chegada do padre Chiaromonte, após afastamento da paróquia. Este evento motivou uma crônica do escritor Machado de Assis.
Já a Quissamã Memória Viva é mantida pela Espaço Cultural José Carlos de Barcellos (ECJCB), de Helianna Barcellos de Oliveira, que por seus serviços prestados à história de Quissamã, foi citada no Mapa de Cultura do Estado do Rio e em recente matéria do jornal O Globo sobre a atual situação econômica dos municípios do Norte.
 Reportagem: Amaro Mota

 Fonte Ururau
Share:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes